Com a maioria das recentes mudanças entre SK Gaming e fnatic em mente e a Dreamhack Summer chegando, parece que o momento é perfeito para dar uma olhada na rivalidade entre estes times e o que fará deste confronto a partida que chama mais a atenção.
Em todos os esportes mundo afora, sempre existem grandes rivalidades que fazem os confrontos entre dois times muito mais pegados e muito mais interessantes do que uma partida qualquer. Em nosso esporte eletrônico, o Counter-Strike, a mesma coisa acontece, com o passar dos anos a rivalidade entre os times apenas cresce.
Provavelmente a maior rivalidade formada nos últimos anos é a entre SK e fnatic. A principal fonte dessa disputa tem sido o fato de que estes dois times sempre tiveram os melhores times da Suécia, times estes que constantemente disputam a supremacia nacional naquele país e também no mundo. E neste último ano essa rivalidade tem crescido ainda mais devido as diversas e controversas trocas de line-up, onde até mesmo os departamentos jurídicos destas organizações verem a necessidade de intervirem em diversas ocasiões.
As transferências de jogadores entre fnatic e SK
Antes de 2010, apenas alguns poucos jogadores vestiram a camisa de ambas as equipes. O primeiro foi Kristoffer “Tentpole” Nordlund, cuja transferência não causou nenhum desconforto entre as organizações, pois depois de jogar pelo fnatic no ano de 2006 inteiro, e antes de entrar no SK, ele jogou pelo Begrip e depois pelo NiP. Portanto, o fnatic ficou esquecido na sua carreira, e por outro lado, a rivalidade entre eles ainda estava em sua infância naquele momento.
O segundo jogador foi Christopher “GeT_RiGhT” Alesund, que passou aproximadamente 6 meses no SK durante 2007 e 2008, mas ele acabou saindo pois era considerado apenas o sexto jogador do time. Depois disso, Alesund jogou por alguns outros times, e no começo de 2009, o fnatic finalmente contratou-o e ele instantaneamente virou uma estrela. Mas, como novamente não foi uma transferência direta entre as equipes, e também foi culpa do próprio SK por ter deixado o jogador partir, não criou muita tensão entre os times, da mesma forma que rolou com a transferência de Nordlund caminhando na direção oposta 2 anos antes.
fnatic na ESWC 2006 com tentpole, o primeiro a atuar por ambas as equipes.
Nesse meio tempo, com o passar dos anos e a competição entre eles aumentando, começou a ficar cada vez mais difícil imaginar que um jogador de um destes times pudesse transferir-se para o outro. Mas, no começo de 2010 foi exatamente o que aconteceu e aparentemente deu início a recente avalanche de transferências entre os times.
Depois de terminar seus tempos no fnatic em janeiro de 2010, Rasmus “Gux” Ståhl entrou para o SK apenas um mês depois. Contudo, esse contratação rolou de forma relativamente tranqüila comparada com a transferência que rolou a seguir 6 meses depois. Em julho de 2010, logo depois da ESWC, os jogadores do fnatic decidiram que queriam Ståhl de volta e arremataram o player logo antes da viagem do SK para a Arbalet Dallas. A organização alemã foi severamente afetada com tal fato, pois Ståhl vinha tornando-se a estrela do time em seu breve período de SK, e tinha liderado seu time até o segundo lugar do evento francês. O SK não se recuperou completamente da perda antes do fim do ano, já que eles não efetivaram nenhum jogador em tempo integral para substituir Ståhl, ao invés disso apenas usaram Andreas “moddii” Fridh como um stand-in.
O caso de Gux causou muita turbulência em julho de 2010.
No fim daquele ano, era esperado que o SK realizasse grandes mudanças no time, mas quase ninguém previu o que estava para acontecer. Eles acabaram por servir um prato frio em vingança ao fnatic, e levaram a disputa para outro nível, contratando Patrik “f0rest” Lindberg e Christopher “GeT_RiGhT” Alesund, os melhores jogadores suecos em 2009 e 2010. Perder Lindberg e Alesund teve um grande impacto no fnatic, pois estes dois lideraram o fnatic em inúmeros títulos conquistados durante os anos em que estiveram no time, portanto, substituir tais jogadores seria uma tarefa ainda mais difícil do que a tarefa que o SK teve ao tentar substituir Ståhl. Curiosamente, um dos substitutos que o fnatic encontrou foi um stand-in que estava sendo utilizado no SK na WEM, torneio que rolou no fim de 2010, era Marcus “Delpan” Larsson, um dos AWPs favoritos do público.
f0rest com a camiseta do SK conversando com o seu rival na época, mas atual companheiro de time, Delpan.
Seis meses depois, chegamos ao mais recente capitulo da história que adicionou ainda mais lenha na fogueira e agravou a relação entre as duas organizações. No fim de maio de 2011, o SK anunciou que contrataria nada mais nada menos do que uma das últimas contratações do fnatic, Marcus “Delpan” Larsson. Esse foi outro grande choque para a organização australiana, pois Larsson tinha acabado de tornar-se a estrela do time e começou a ser reconhecido como um dos melhores AWPs do mundo, enquanto ajudava o fnatic a conquistar o título da final européia da IEM5.
Atualmente, as organizações ainda não entraram em um acordo sobre a transferência de Larsson e o fnatic ainda insiste em não permitir que ele jogue qualquer torneio oficial antes que o assunto seja resolvido.
História recente de seus encontros
É difícil precisar quando toda essa rivalidade começou, observando que o SK tem mantido-se no topo desde o começo do cenário competitivo, enquanto que o fnatic começou a ser notado em algum momento de 2005. Mas apenas no fim de 2007, depois que o NiP desmanchou-se, que eles assumiram a condição de um dos dois melhores times suecos, o que possivelmente marcou o início de suas jornadas fortemente interligadas.
As atuais line-ups do SK e fnatic lembram muito pouco seus times de outrora, portanto olhar para os resultados do passado não dirão muito em termos de o que esperar nos próximos confrontos. Mas a historia sempre é importante em qualquer rivalidade, então vamos dar uma olhada em como eles jogaram, ao menos durante os últimos anos quando as line-ups eram um pouco parecidas e se isso poderá nos dizer alguma coisa.
Desde o começo de 2009, eles se encontraram em 17 ocasiões (jogaram 29 mapas), alguns em estágios mais importantes dos torneios, outros nem tanto. Durante estes dois anos e meio, eles tiveram um sucesso muito parecido, pois, tanto o fnatic terminou por cima em 9 ocasiões enquanto o SK venceu em 8 partidas (o fnatic venceu 15 mapas, o SK 13 e 1 empate). Contudo, se olharmos apenas para as partidas mais importantes, em playoffs, o fnatic teve um sucesso mais significante, com 6 vitórias contra 2 do SK.
A partida mais emocionante entre eles dos últimos tempos foi, inclusive, uma das duas vitórias do SK. Aconteceu na final da IEM Global Chalenge Chengdu em 3 de outubro de 2009, quando o SK faturou o título com duas vitórias no overtime.
SK versus fnatic na GC Chengdu – uma das finais mais emocionantes da história.
Os playoffs mais recentes que disputaram foram exatamente há um ano, no mesmo local onde se encontrarão neste final de semana, e até mesmo nas mesmas competições. No primeiro, o vencedor do classificatório sueco da WCG foi decidido em dois mapas com o fnatic vencendo de forma tranquila para clamar título temporário de melhor time da Suécia (apesar de não terem participado nem da WCG Nordic e nem da Final Mundial da WCG, pois eles boicotaram o campeonato). Mas já no dia seguinte, os dois times se encontraram novamente nas finais do IOL FINAL4 Season 2, só que desta vez o SK venceu em dois mapas e foram coroados como os melhores da Suécia.
Em 2011 eles se encontraram apenas duas vezes, mas estes confrontos podem estar nos contando mais do que os anteriores, pois as line-ups são mais parecidas com as atuais. O SK-Gaming foi o time que tomou a liderança nos duelos, vencendo por 16 a 7 na Final Global da IEM5 e posteriormente por 16 a 10 na Xperia Play. Contudo, ambos os confrontos foram em partidas em fases de grupos e melhores de um mapa, portando o SK ainda estará correndo atrás de concertar as estatísticas contra o oponente em playoffs e o fnatic confortando a si mesmo pois tais derrotas não foram importantes e decisivas.
GeT_RiGhT depois de vencer seu antigo time na IEM WC.
Você poderá encontrar as demos das partidas mencionadas aqui:
Outubro de 2009, IEM GC Chengdu final – SK venceu 2-0 – DEMO
Junho de 2010, WCG Final Suéca – fnatic venceu 2-0 – DEMO
Junho de 2010, IOL F4 S2 final – SK venceu 2-0 – DEMO
Março de 2011, IEM5 Final Global – fase de grupos – SK venceu 16-7 DEMO
Abril de 2011, Xperia PLAY – fase de grupos #2 – SK venceu 16-10 – DEMO
Como as atuais line-ups se comparam?
Se os resultados não nos dizem muito pois as line-ups são bem diferentes, o que podemos esperar das atuais?
fnatic Patrik “cArn” Sättermon Harley “dsn” Örwall Rasmus “Gux” Ståhl Manne “manne” Nordqvist Richard “Xizt” Landström | SK Gaming Marcus “Delpan” Larsson Patrik “f0rest” Lindberg Johan “face” Klasson Christopher “GeT_RiGhT” Alesund Robert “RobbaN” Dahlström |
Olhando para os nomes apenas, o SK-Gaming tem uma clara vantagem no papel, ostentando quatro jogadores que estão presentes em nosso top 20 jogadores de 2010. Christopher “GeT_RiGhT” Alesund é um verdadeiro exemplo de consistência neste jogo, pois ele raramente deixa a desejar e qualquer time do mundo deve querer um jogador como ele. Patrik “f0rest” Lindberg por sua vez é o jogador de impacto, que aprecia especialmente as grandes partidas, e este confronto de SK contra fnatic certamente é uma delas. Ele mostrou isso no passado também, enquanto ainda jogava no fnatic em suas partidas contra o SK, e também em sua primeira partida contra o fnatic vestindo a camisa do SK, quando ele superou seu antigo time praticamente sozinho na IEM5 Final Global (POV DEMO).
O SK agora tem também Marcus “Delpan” Larsson, que certamente vai transferir para eles o melhor de sua AWP, e um AWP de ofício era algo que eles não tinham há um bom tempo.
Estes três jogadores também propiciam ao SK outra vantagem, e talvez a mais importante, que seria eles possuírem muitas informações de dentro do fnatic, pois eram parte do grupo até pouco tempo atrás. Parece que o SK usou isso a seu favor muito bem nos dois últimos confrontos neste ano, e a expectativa é que Larsson vai lhes trazer muitas informações atualizadas e manter esse vantagem bem vivida.
Do outro lado, uma das principais vantagens do fnatic será Patrik “cArn” Sättermon, que muitos consideram ser o melhor líder do mundo dentro de jogo. Ele vai encarar Robert “RobbaN” Dahlström, que por sua vez muitos possuem dúvidas sobre seu desempenho no mesmo papel mesmo ele tendo algum sucesso com isso em anos anteriores. Sättermon também é famoso por conseguir extrair o melhor de seus companheiros de equipe, especialmente quando ele monta uma nova line-up. Temos visto isto acontecendo em diversas ocasiões, como quando Alesund e Ståhl entraram em 2009 e venceram a Final Global da IEM3 apenas algumas semanas depois, e também no começo de 2011 quando com três jogadores novos na line-up o fnatic venceu a Final Européia da IEM5 e um dos novatos, Richard “Xizt” Landström foi escolhido o jogador mais valioso do torneio.
O que será que cArn está preparando para o SK desta vez?
Agora o fnatic tem outro novato com um potencial incrível no time, Manne “manne” Nordqvist, e com certeza será muito interessante ver o quanto deste potencial ele vai alcançar nestes grandes confrontos contra o SK. Nordqvist tem criado muitos fãs e há algum tempo, principalmente graças as suas incríveis atuações online, mas ele ainda não havia tido a chance em um grande time até agora. Ele tem, contudo, alguma experiência em grandes torneios, já que ele estreou ano passado na DreamHack Summer onde ele liderou a campanha para vencer seu grupo em cima de nada mais, nada menos que SK.
As partidas contra o SK serão uma ótima oportunidade para manne provar seu valor.
Rasmus “Gux” Ståhl é também parece ser um novo sujeito, diferente do antigo, mesmo sendo sua terceira vez entrando no fnatic. Ele gastou os últimos seis meses no Lions, onde ele era a estrela do time e onde desempenhou excelentes performances individuais, mas o time não teve tanto sucesso. Agora falta conferir se ele vai desempenhar seu papel antigo de o cara das sombras ou se ele vai dar um passo para a luz e liderar o quadro de frags pelo fnatic, como ele vinha fazendo pelo Lions e ano passado pelo SK.
Um dos que com certeza deram uma passo para fora das sombras na primeira metade de 2011 foi Harley “dsn” Örwall, que foi o jogador com o melhor aproveitamento durante os três principais eventos em LAN. Contudo, agora com a partida de Larsson, Örwall provavelmente deve voltar ao seu antigo papel, o de principal AWP do time, e isso pode impedi-lo de repetir as mesmas performances que teve até o momento.
Quando veremos um contra o outro novamente?
Neste final de semana a DreamHack Summer vai hospedar três campeonatos de Counter-Strike diferentes, e fnatic e SK jogarão todos eles, assim como ano passado. É garantido que os veremos se encontrando ao menos três vezes: na grande final sueca da WCG, nas finais da IOL FINAL Season 3 (se o formato permanecer o mesmo da última temporada, eles se encontrarão na fase de grupos da competição, e outro potencial encontro na grande final) e por último mas não concluindo o numero final de confrontos, na fase de grupos da DreamHack MSI Championship.
A partida pela WCG Suécia vai decidir quem terá todas as despesas pagas para ir até a Coréia do Sul para disputar a Final Mundial da WCG, no fim do ano, apesar do segundo colocado garantir também uma vaga no evento. A IOL FINAL4 Season 3 é provavelmente o de menor prestígio entre os três torneios pois terá como premiação para o vencedor apenas equipamentos, enquanto que o encontro deles na DreamHack MSI Championship vai potencialmente decidir quem vai passar em primeiro na fase de grupos indo direto para as semi-finais e quem terá de enfrentar uma batalha na quarta de final. Além disso, o fato de a última partida ser realizada na de_mirage no formato melhor de um mapa vai tornar a disputa especial ao seu próprio modo, considerando sua importância, o mapa e a rivalidade.
Todavia, a partida mais interessante entre eles neste final de semana poderá ser nas fases finais do torneio internacional, pois eles podem se encontrar ou na semifinal ou na grande final do MSI Championship. Porém para isso acontecer, primeiro eles precisam passar pela fase de grupos e vencer seus oponentes nos playoffs. Mas se eles realmente se encontrarem na grande final também, vencer uma competição internacional e, além disso, em cima do maior rival, não teria preço, para ambos os times.
A seguir a agenda dos três confrontos confirmados:
SK Gaming vs fnatic – IOL FINAL4 (bo1) – Sábado, 18 de Junho às 13:30 CET
SK Gaming vs fnatic – WCG Suécia final (bo3) – Domingo, 19 de Junho às 12:00 CET
SK Gaming vs fnatic – DreamHack MSI Ch’ship (de_mirage) – Domingo, 19 de Junho às 19:00 CET
Com tantos fatores em mente que podem ajudar na tentativa de prever o resultado destes confrontos, no fim é provável que tudo seja decidido levando em consideração a motivação dos times. Entre outras coisas, o fnatic será capaz de buscar essa motivação no fato de que o SK retirou Larsson de seu time recentemente, para provar tanto a ele quanto a Lindberg e Alesund que eles estavam errados em deixar a equipe; ou talvez eles busquem essa motivação de seus dois últimos encontros onde foram facilmente superados pelo SK; ou simplesmente a nova line-up pode ser faminta pelo sucesso e uma partida contra o SK seria uma oportunidade perfeita para essa provação.
Do outro lado, o SK tem uma vantagem no papel, tem informações internas sobre o fnatic e saiu na frente em 2011, mas eles ainda estão caindo diante de seus rivais em termos de sucesso atingindo seus objetivos no geral nestes últimos anos, o que é uma das razões do porque de todas as mudanças feitas no time em primeiro lugar, então a nova line-up do SK tem ainda muito a provar. E mesmo que eles estejam conseguindo sair por cima nos últimos confrontos, pode ser usado o argumento de que o fnatic venceu a maioria das partidas mais importantes, enquanto o SK venceu as menos importantes. Então, quando se tratar de uma partida decisiva, um tudo ou nada, tentarão se redimir por tal fato.
Tudo isso deve fazer suas partidas muito mais interessantes para nós espectadores, pois podemos ter certeza que nenhuma das equipes nunca desistirá facilmente, não importa que torneio ou qual premiação esteja em jogo. Portanto, tenha certeza de limpar sua agenda neste fim de semana quando estes dois se encontrarem e nem experimente perder suas batalhas.
O que você acha da rivalidade entre SK e fnatic? Quem sairá no topo entre estes dois times neste final de semana? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado na HLTV.ORG (e também no mibr) para a cobertura completa, ao vivo da DreamHack Summer 2011.
Fonte: mibr.com.br
Texto original: HLTV.org
Tradução feita por Luis Felipe “Savage” Hessel
Postar um comentário